Nossa incapacidade de amar

 Temos um grande problema: nós amamos muito pouco. E quanto menos amamos, mais vamos nos separando de Deus! É o amor que nos identifica com a pessoa de Deus. Que faz entrarmos em comunhão com Ele. É no amor que vamos encontrar a razão da nossa existência: “Somos feitos à imagem e semelhança de Deus. E Deus é amor”.

Só o amor dá sentido para a nossa vida. O que quer dizer que só o amor pode nos fazer felizes de verdade! Sem o amor vamos nos perdendo como pessoas. O ser humano não foi feito para a mágoa, o rancor, a falta de perdão, o ódio, os sentimentos de vingança ou qualquer tipo de ressentimentos. Estas forças negativas agem no coração do homem por causa do pecado. Não fazem parte da nossa essência. Não completam e nem realizam o nosso ser.

Ao contrário, são forças que nos corrompem. Que vão nos destruindo. Vão distorcendo e anulando a nossa imagem e semelhança de Deus. Separando-nos de Deus. Estamos falando de algo crucial, de algo decisivo, que é de vida ou de morte: nós só podemos existir em Deus, com Deus e para Deus. Falando de um outro modo: o sentido e razão da nossa existência está no amor, com o amor e para o amor. Fora do amor perdemos a nossa vida.

Nossa incapacidade de amar vai gerar a morte em nós. Todo tipo de morte: moral, física e espiritual. Precisamos entender de uma maneira muito clara: esta força destruidora do desamor que age nas nossas vidas de vários modos e níveis, é algo que nós não podemos vencer sozinhos. Por nós mesmos, por nossa própria capacidade, jamais conseguiremos nos livrar deste mal.

Somente a pessoa de Jesus Cristo ressuscitado pode tirar a nossa vida de toda a escravidão do desamor. E levar-nos a vivermos a verdadeira e plena liberdade dos filhos de Deus! Somente a pessoa de Jesus Cristo ressuscitado pode nos salvar do pecado. E levar-nos a sermos imagem e semelhança (verdadeiros filhos) de Deus! Somente a pessoa de Jesus Cristo ressuscitado pode nos tirar de toda a morte gerada pelo nosso desamor. E levar-nos para a vida eterna: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Com carinho Ernesto Peres de Mendonça                                                                                                                                 Servo do Coração Eucarístico de Jesus                Imagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: