O Leão de Guarulhos em 10 ideias

 

 
Dom Bergonzini no Colégio São Bento
 
 
Na Segunda feira, dia 20 de Junho, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini ministrou uma palestra no Colégio São Bento, em São Paulo, onde abordou o tema da Cultura da Morte e a Cultura da Vida. O evento foi organizado pelo IPCO. Veja dez ideias tratadas na excelente exposição do Leão de Guarulhos:
O ser humano é a suprema realização de Deus. A vida humana é um dom. Uma vez concebida, toda vida humana, sem exceção, pertence a Deus. O chamado Estado Laico não deve ser Laicista. Deve fundar-se nas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Dai ao César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. A Igreja não tem partido e não faz política partidária, mas ela tem a obrigação de anunciar o Evangelho e as implicações Dele derivadas. Neste sentido, sim, ela faz política, porque promove o bem comum.

 Os bispos não devemos de ter medo, não devemos nos acomodar; temos de dar satisfação a Deus em primeiro lugar e, também, à nossa consciência.

 Como Bispo, tenho obrigação de orientar e cuidar dos fieis que Deus, em Sua infinita bondade, colocou sob meus cuidados, para que nenhum se perca.

 A senhora Dilma Rousseff, como candidata do Partido dos Trabalhadores, quis usar a Igreja depois de não ter conseguido ganhar no primeiro turno. Foi a Aparecida, colocou o terço na mão, sem saber o que fazer com ele, e fez o sinal da cruz, que, parece-me, havia muito não fazia.

 O Supremo Tribunal Federal nos surpreende: permite a apologia do crime [com a liberalização da Marcha da Maconha] e proíbe a defesa de um direito fundamental [o direito à vida], com a proibição do panfleto que denunciava o comprometimento do PT com a legalização do aborto.

 Se o PLC 122 chegar eventualmente a ser aprovado, eu não vou ficar calado; não tenho medo de ir para a prisão por obedecer a Lei de Cristo antes das leis humanas. Nós podemos perder, mas Nosso Senhor sempre vai ganhar.

 A CNBB é um órgão subsidiário de apoio e ajuda aos bispos, mas não tem autoridade sobre eles. O único superior dos bispos é o Papa. Uma conferência episcopal não pode dar ordens aos bispos para que façam ou deixem de fazer isso ou aquilo.

 Tudo está perdido no Brasil? Lembremo-nos que, na Hungria, o aborto era legal, e hoje é proibido.

Nós tivemos a honra e prazer de estar lá e publicaremos em breve uma entrevista com o Prelado. Leia também os comentários de Wagner Moura e Gustavo Sousa à palestra de Dom Bergonzini. Veja a palestra aqui

 
 
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: