Movimento em Defesa da Vida de Porto Alegre comemora 29 anos !!!

 

 

 

O Movimento em Defesa da Vida (MDV) de Porto Alegre teve início em 1981, por su­gestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, em abril de 1980 reuniu, na cidade de São Paulo, uma Comissão de Emergência em Defesa da Vida, composta por lideres de Movimentos Familiares de diversas cidades do Brasil, coordenada pelo Pe. Ney de Sá Earp. Essa comissão foi solicitada a or­ganizar-se em vista de propostas pela legalização do aborto que, naquele ano, estavam sendo feitas por diversos deputados; de campanhas subliminares e de debates nos meios de comunicação Social. A primeira comissão em Porto Alegre foi formada, em dezembro de 1980, por Dom Antônio Cheuiche, os casais Pedro e Therezinha Montenegro Barbosa, Ned e Maria Smith, Antônio e Helena Martins Costa, Alfredo e Mitzi Hoffmeister.

Foi definido o seguinte objetivo do Movimento em Defesa da Vida: trata-se de um movimento civil, de caráter educativo e social, sem fins lucrativos, que visa conscientizar o povo sobre o respeito à vida humana desde a concepção até a morte natural.

O MDV surgiu na Igreja Católica com um grupo de voluntários leigos, mas é aberto a todas as pessoas que lutam pelos direitos humanos, independentemente de credo religioso, por tratar-se de Direito fundamental do Ser Humano: O DIREITO À VIDA.

            Através de palestras, círculos de estudos, encontros, o MDV procura despertar a comunidade para uma ação que vise, simultaneamente:

            a) respeito à vida humana desde a concepção;

            b) luta pela prevenção ao abandono das nossas crianças tanto antes quanto depois do nascimento através de quatro frentes: sexualidade consciente; maternidade e paternidade responsáveis, garantia à gestante do direito de realizar um pré natal e adoção legal como opção de paternidade e maternidade;

            c) denúncia de todas as situações que agridem a dignidade da pessoa humana;

            d) ação concreta junto aos políticos, visando a transformação de todas as situações de subvida, em prol de justiça e de vida digna;

            e) trabalho permanente na área da EDUCAÇÃO, visando a educação para valores pe­renes e para uma sexualidade assumida responsavelmente;

            f) respeito ao meio ambiente, propício à vida humana.

 O MDV atua através de movimentos de leigos existentes, associações, pastorais, pa­róquias, igrejas-irmãs, escolas, universidades, clubes de mães e demais organismos que visam o respeito aos direitos humanos fundamentais.

           Em 24 de maio de 1982, na Igreja Nossa Senhora da Pompéia, realizou-se a Abertura Solene das atividades do movimento, em sessão presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre Dom Cláudio Colling, ocasião em que foi proferida uma conferência pelo Prof Mario Rigatto.

A fim de viabilizar campanhas com esse enfoque positivo, que não fique atrelado exclusivamente às propostas de legalização ou não, mas que seja uma luta em defesa do ser humano mais discriminado hoje – que é o bebê ainda não nascido – o MDV lançou, em 1983, o DIA PELO DIREITO À VIDA, em 08 DE OUTUBRO, com o tema NÃO AO ABORTO – SIM À VIDA. Realizou-se um painel na Assembléia Legislativa do Estado do RS, em que foram enfocados os aspectos jurídicos, éticos, científicos, sociais e psicológicos do aborto. Intencionalmente, foi deixado para momento posterior o aspecto religioso, pois entendemos que é preciso frizar que a defesa da vida do nascituro independe de credo religioso; e que é preciso afirmar, categoricamente, que a vida humana tem seu início no momento da concepção – sendo isto cientificamente comprovado – e de que esta vida iniciada deve ter assegurado seu inalienável direito de expressar-se plenamente como pessoa. Este direito não depende de Fé religiosa. A pessoa de Fé tem um motivo a mais para defender a vida. Posteriormente, em 20/11/1983, realizou-se a CELEBRAÇÃO DA VIDA, que reuniu no Gigantinho 15 mil pessoas.

Desde então realizamos eventos para marcar o DIA PELO DIREITO À VIDA, convidando pessoas que, pela sua influência, catalizam os meios de comunicação social, hoje veículo indispensável de ser utilizado para um trabalho conscientizador.

Na década de 80, o MDV assume a diretoria do Lar de São José, responsável pelo atendimento de jovens carentes grávidas, localizado no bairro Santana de Porto Alegre; realiza eventos com a presença de Adolfo Perez Esquivel, prêmio Nobel da Paz/1980, e Dom Luciano Mendes de Almeida, presidente da CNBB na época, além de representantes de movimentos populares gaúchos.

Na década de 90, o MDV realiza eventos com a presença de Jerome Lejeume (um dos fundadores da citogenética moderna e descobridor da trissomia 21 – cauda da sindrome de down); participa da ECO 92 no Rio de Janeiro; participa da fundação do Instituto Amigos de Lucas, grupo de apoio à adoção em Porto Alegre; e realiza campanhas pela Vida no Hospital de Clínicas e Universidade Federal do RS.

Nos anos 2000, o MDV participa das diversas edições do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, sempre debatendo o tema Globalização e Controle Populacional, contando com as presenças da Dra. Zilda Arns (presidente da Pastoral da Criança no Brasil), Adolfo Perez Esquivel (prêmio Nobel da Paz/1980), D.Mauro Morelli (bispo e coordenador da Campanha contra a Fome e a Miséria), Humberto Vieira (membro da Pontifícia Academia para a Vida – Vaticano) e Domingos Donida (ex-diretor da FAO); além de organizar oficinas, caminhadas, palestras e encontros em defesa do direito à vida para todos, desde a concepção até a morte natural.

Nos últimos anos, o MDV tem integrado o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida: Brasil Sem Aborto, tendo participado da criação da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Vida na Assembléia Legislativa do RS.

 

Parabéns aos nossos queridos irmãos gauchos  !!!

Por todo este lindo trabalho frutuoso pela VIDA !!!

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: